John Singer Sargent – mastercopy por Renato Alarcão


Aquarela de Renato Alarcão http://renatoalarcao.com.br/ a partir de John Singer Sargent

Algumas postagens atrás – aquela com a magnífica aquarela do Corcovado pintada pelo Mestre Renato Alarcão – descrevi minhas primeiras impressões no seu curso online de aquarela http://renatoalarcao.iluria.com/ e citei a live que aconteceria no dia seguinte. Pois esta bela aquarela é o resultado daquela live, em que Alarcão demonstra como estudar a obra de um mestre pode ser uma eficiente maneira de se aprender uma técnica. Estudar, sim, copiando. De longa tradição no ensino da arte, é o que ouve-se atualmente chamar por Mastercopy. E Alarcão escolhe logo um dos mais importantes e completos aquarelistas, o pintor americano John Singer Sargent. Em aproximadamente duas horas levou este seu aluno virtual a ter um melhor esclarecimento intelectual sobre o mistério encantador que parece-me ocorrer nas aquarelas mais complexas dos grandes mestres. Arrisquei até uma analogia com outra arte que me é ainda menos familiar, o xadrez, no afã de sistematizar aquele aprendizado:
– abertura, com aguadas claras, estruturação do campo visual, definição das luzes (salvaguardar a composição e preservar as luzes seria como movimentar as peças em busca de dominar o centro?);
– transição, com aguadas mais densas e muita mescla de matizes (blends), são as intensas trocas de peças no meio do jogo;
– finalização, fechamento, arremate com as veladuras mais escuras.
Dei aí, talvez, mais importância às mesclas de matizes mais saturados do meio do jogo, mas foi também esclarecedor confirmar que a sedução de uma bela aquarela está em ver que todas as manchas tem recorte e dissolução, variação tonal e de matiz, dentro de seus espectros e contextos.
Um esclarecimento intelectual, como disse, que, todavia, não ganha corpo, muito menos articulação pictórica no campo visual, senão colocando as peças em movimento, exercitando muitas partidas e aprendendo com as inúmeras derrotas!
Sou muito grato ao mestre Alarcão por este privilégio.

Um comentário sobre “John Singer Sargent – mastercopy por Renato Alarcão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s