Ilustra Comic Fest 2018

Olá amigos!
como todos devem estar sabendo, neste fim de semana acontecerá o Ilustra Comic Fest!
Sábado e domingo das 10h às 19h no Sesc Sorocaba.

Abaixo segue a programação completa!!

Programação :

-FEIRA de QUADRINHOS e ILUSTRAÇÃO : 10:30 às 19h

-Gabinete de DESENHO: 14h às 17h
Material disponível para crianças e adultos desenharem em mural de papel Kraft , colocado na área externa da Comedoria.
Material: Giz Pastel Oleoso, Canetas hidrocor coloridas.

-EXPOSIÇÃO : “O que assusta o brasileiro?”

Curadoria: Marcel Bartholo

Ilustradores:
Azrael de Aguiar
Clayton Correa
Federico de Aquino
Jesga
Lia Fenix
Ligia Zanella
Jules Mig
Rafael Pereira

——————————————————————————

Sábado 24/11

OFICINA: “Técnicas Ilustrativa : Giz Pastel Oleoso” : 10:30 às 12:30

MARCEL BARTHOLO
É ilustrador, quadrinista e artista plástico, sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. Pós-graduado em Artes Visuais-Cultura e Criação,é professor em Sorocaba (SP), onde ministra oficinas de desenho e criatividade. Organiza o Ilustradoria – Encontro Ilustrado, evento voltado para os admiradores e profissionais do desenho.

Suas publicações principais são as Hqs independentes “Insubstituível”,(indicação ao HQMIX na categoria de melhor colorista). “Carniça”, em parceria com o roteirista Rodrigo Ramos, pela editora Marsupial lançou “O Santo Sangue”,ilustrando o roteiro de Laudo Ferreira.Ilustrou também o segundo volume da antologia de contos de horror Narrativas do Medo.

WORKSHOP demonstrativo : “Pintura Digital” –14h às 15h

Demonstração do processo passo a passo de pintura digital com Ursula Dorada (Sula Moon) ilustradora que atua na indústria de Games ( Activision Blizzard, Riot Games)

URSULA DORADA
“Ursula Dorada é ilustradora freelancer, que começou na publicidade mas acabou se especializando em entretenimento. Já trabalhou com quadrinhos, editorial e hoje em dia trabalha para a indústria de games, já tendo trabalhado para clients como Riot games e Activision Blizzard.”

Oficina : 15:30 às 17:30“

“ROTEIRO” – Princípios básicos de narrativa para quadrinhos
LILLO PARRA
Lillo Parra é roteirista de quadrinhos. Entre seus principais trabalhos destacam-se Sonho de uma Noite de Verão e A Tempestade (troféu HQMIX de melhor adaptação), ambos adaptações em quadrinhos das peças homônimas de Shakespeare, e La Dansarina, selecionada no PROAC em 2013 e vencedora do troféu HQMIX nas categorias roteirista e edição especial nacional.

PALESTRA : Jeremias “PELE” . Quadrinho Nacional e representatividade : 16:30 às 18:30
Local : Sala de OFICINAS

Palestra com Sidney Gusman, editor da Mauricio de Souza Produções e os autores Rafael Calça e Jefferson Costa do álbum “Jeremias PELE”.
Um panorama e um balanço sobre a produção das ”Graphic Novels” para o mercado de quadrinhos brasileiro. Processo criativo do álbum , Jeremias “Pele” e toda sua importância ao tratar o assunto do Racismo e Representatividade.

Sidney Gusman (Editor)

Sidney Gusman é jornalista e editor da Mauricio de Sousa Produções e do site Universo HQ, além de host do podcast Confins do Universo. É considerado um dos maiores especialistas em história em quadrinhos do Brasil.

Rafael Calça (Roteirista)

Rafael Calça é roteirista e ilustrador de São Paulo. Escrevendo, já participou das coletâneas Front #16 (2005, Via Lettera), Tecnorama Quebra-Queixo Vol.3 (2010, Devir), e lançou os álbuns Jockey (2015, Veneta), Crônicas da Terra da Garoa (2016, Sesi-SP) e Jeremias – Pele (2018, Panini). Ilustrando já fez storyboards para publicidade e colaborou com várias editoras, como Abril, Globo, Leya e Folha de São Paulo, em livros, revistas e matérias.

Jefferson Costa (Desenhista)

Jefferson Costa atua em diversas áreas. Quadrinista,Ilustrador, storyboarder, desenhista de personagens e cenários em séries de animação e loga metragem.Alguns de seus trabalhos: “Jeremias- Pele”, Graphic MSP, “La Dansarina”, “A Tempestade” de Shakespeare,Historietas Assombradas (para Crianças Malcriadas),Cartoon Network, Mini mini em produção, desenhista e animador nas series Megaliga, Fudêncio, Infortúnio, Peruíbe Salva, The Jorges e Rockstarghost, todos da MTV.
——————————————————————————

Domingo 25/11

Abertura do Evento :10h

OFICINA: “Técnicas Ilustrativa :”Arte Final em Nanquim” : 10:30 às 12:30
MICHELL ED

Michell Edwiges Carvalho Monte. Físico e ilustrador há três anos organiza junto com O Marcel Bartholo o ilustradoria encontro ilustrado.

OFICINA : 14h às 16h
“MANGÁ” – Representando emoções.

-KAJI PATO
Autor da série em mangá premiada “ Quack Patadas Voadoras”, vencedor no concurso Brazil Manga awards e vencedor do Excellence Award, concurso Silent Manga Audition, editora Coamix, com a obra “Heart is on Fire”.
Reside em Sorocaba.

PALESTRA : Publicando Alternativas.: 14h às 16h
Local : Sala de OFICINAS

Um bate papo sobre os caminhos alternativos para publicação.
Sergio Chaves (Café Espacial), Douglas Utescher ( Ugra Press) e Rogério Saladino (Jambô ) vão conversar sobre suas experiências no ramo editorial do Brasil.

SERGIO CHAVES
Sergio Chaves nasceu em Vera Cruz, SP. É editor e roteirista de quadrinhos. Começou a editar fanzines no final dos anos 1990 e hoje, formado em design gráfico, trabalha com produção editorial. É um dos responsáveis pelo selo Café Espacial, com o qual conquistou prêmios nacionais e destaque internacional. Em 2018 lançou junto ao desenhista Allan Ledo o álbum “O vazio que nos completa”.

ROGÉRIO SALADINO
Rogerio Saladino é jornalista, editor e escritor. Foi editor da versão nacional da revista Dragon Magazine, pela editora Abril, editor-assistente da revista Dragão Brasil e editor de quadrinhos de super-heróis Marvel da editora Panini, responsável por títulos como Homem-Aranha e Wolverine. Atualmente, é editor da Jambô, onde cuida das linhas de quadrinhos da editora, além de trabalhar na nova versão da Dragão Brasil e em títulos de Tormenta, cenário do qual é um dos criadores.

DOUGLAS UTESCHER
“A Ugra Press é uma editora, loja virtual, produtora e desde julho de 2015 possui sua loja física na Rua Augusta, em São Paulo.
Organizam a Feira anual “Ugrafest” anualmente.
O principal foco de seu trabalho é a fomentação e divulgação da cultura independente.”

“CARICATURA” – Demonstração do processo de uma caricatura digital -16:30 às 17:30

-IVO FAVERO
“Ivo Favero é caricaturista, cartunista, ilustrador profissional desde 2001 .Especialista em realizar caricaturas em festas e eventos, além de produzir de forma artística diretamente de seu studio, com hora marcada e utilizando as mais variadas técnicas para que sua caricatura seja exclusiva..Foi um dos primeiros a introduzir a caricatura digital em eventos, usando computadores e tablets para criar uma técnica diferente para o público em geral.”

PALESTRA : Quadrinhos de Terror do Brasil – 17h às 19h
Local : Sala de OFICINAS

Um bate papo sobre a produção nacional de quadrinhos de Terror.
Uma reverência aos clássicos dos anos 60 e 70 (Nico Rosso, Julio Shimamoto ,Flávio Colin e muitos outros), mas olhando para o futuro.
Os quadrinistas Laudo Ferreira (Zé do Caixão),Germana Viana (Gibi de Menininha) e Lillo Parra (Mestres do Terror/ La Dansarina) batem um papo sobre os novos rumos para o terror brasileiro.
Mediação de Marcel Bartholo (Carniça/Insubstituível)

LAUDO FERREIRA
Roteirista e desenhista, atuante há muitos anos no cenário dos quadrinhos no Brasil, transitando entre o cenário independente e editorial. “Yeshuah”, “O Santo Sangue” , “História do Clube da Esquina”, “Cadernos de Viagem”, a série da personagem Tianinha, e as adaptações de “Auto da barca do inferno” e do filme “À meia-noite levarei a sua alma” são alguns de seus principais trabalhos publicados.

GERMANA VIANA
Germana Viana, quadrinista autora de publicações como Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 1 e 2, As Empoderadas e diversas coletâneas, “Gibi de Menininha”, SPAM, Amor em Quadrinhos e Marcatti 40. Germana trabalha também como letrista e designer para empresas como Panini, Riot e Jambô.

LILLO PARRA
Lillo Parra é roteirista de quadrinhos. Entre seus principais trabalhos destacam-se Sonho de uma Noite de Verão e A Tempestade (troféu HQMIX de melhor adaptação), ambos adaptações em quadrinhos das peças homônimas de Shakespeare, e La Dansarina, selecionada no PROAC em 2013 e vencedora do troféu HQMIX nas categorias roteirista e edição especial nacional.

LANÇAMENTOS de HQs

Sábado 24
13:30 Lançamento: “O Santo Sangue”
Bate papo com os autores e apresentação de referências e processos da produção do álbum

“A jovem Lucem se tornou uma santa para seu povo graças à inusitada capacidade curativa de seus fluidos menstruais. Maldição ou dádiva divina? O pai da garota não se importa e deseja apenas a morte do homem que acredita ter sido o responsável por essa situação. Um velho e infalível matador profissional é contratado, mas para alcançar seu objetivo precisará confrontar a si mesmo num duelo íntimo que poderá transformá-lo.”

Roteiro: Laudo Ferreira
Arte: Marcel Bartholo
Editora: Marsupial

15:30 – Pré Lançamento: “Legado”
Bate papo com os autores sobre a criação da HQ Gatilho (2017) e sua continuação.
Uma verdadeira homenagem às melhores histórias de vingança e os clássicos Faroestes.

“Um caçador de recompensas chega a uma cidade abandonada em busca de justiça. Mas, para conseguir o que quer, precisará enfrentar muito mais do que o homem que procura… Terá que exorcizar fantasmas do passado.”

Roteiro :Carlos Estefan
Arte:Pedro Mauro
———————————————————————————————————————————

Domingo 25

13:30 – Lançamento: “Gibi de Menininha”

Coletivo representado por:

Germana Viana e Renata C B Lzz

“Gibi de Menininha é uma coletânea de histórias de terror com toques de erotismo… quem estamos tentando enganar… de putaria mesmo, escritas e desenhadas por 13 quadrinistas. E se você acha que 13 parece coisa de coven de bruxas, pode (ou não) estar supondo corretamente. Organizado e editado por Germana Viana, Gibi de Menininha começou como uma piada e terminou virando uma ótima desculpa para reunir amigas numa produção conjunta que contraria a ideia preguiçosa de que uma determinada categoria é característica nas produções dos quadrinhos feitos por mulheres. E traz, nas seis historietas, um pequeno panorama da produção feminina e ainda, da diversidade de estilos do terror.”

15:30 –Pré Lançamento: “Marino da Sonhadora – É Canoeiro”

Roteiro: Carlos Eduardo Ribeiro Jr.
Arte: Federico de Aquino
Sinopse:

“É 1943, e a Segunda Grande Guerra reverberava também às margens do São Francisco. “É Canoeiro” conta um episódio da vida do canoeiro Marino numa viagem da pujante Penedo até as barras do grande rio, a bordo da famosa Sonhadora, uma das mais bonitas e aprumadas canoas no movimento das carreiras do rio de baixo.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s